quarta-feira, 2 de março de 2011

JOÃO JOAQUIM DE OLIVEIRA: Breve história


JOÃO JOAQUIM DE OLIVEIRA
nasceu no dia 20 de fevereiro de 1956 na Fazenda São Francisco em Rondonópolis – MT. Este mato-grossense, nascido nas entranhas sociais da simplicidade é filho do humilde casal Antônio Joaquim de Oliveira e Maria Rita Rosa de Oliveira, baianos de fibras que escolheram o Estado de Mato Grosso para criar e educar sua família e a viverem do labor da campesina nos sertões inóspitos do inicio do sec. XX.
João Joaquim viveu uma infância simples voltada para as brincadeiras da época, para convívio familiar e dos vizinhos numa intrínseca vida comunitária ainda não contaminada pelos vícios sociais do século XXI. Por outro lado, desde muito cedo, aprendeu enfrentar os desafios da vida ajudando a família a plantar, colher e a criar pequenos animais. Não estudou muito, afinal, naquela época, poucos se davam o luxo de participar de escolas. Era tudo muito distante e difícil, embora, algumas famílias em condições financeiras melhores, pagavam professores particulares para os seus filhos e, esta não era a realidade do jovem João Joaquim de Oliveira.
                               Entretanto, no pretenso sonho de estudar, az família o enviou para Poxoréu, onde as primeiras letras lhes foi ensinada e ao mesmo tempo ganhou experiências de vendedor no ARMAZEM VIEIRA, de propriedade de Osvaldo Vieira da Silva ( O Veio do Chico Pinga) no período de Fevereiro de 1971 a dezembro de 1979, mas tarde se tornando comerciante. Depois, nos dez anos seguintes, de 1980 a 1990 trabalhou o Banco Itaú onde ganhou imensa experiência em atendimento ao público, cativou amizades e tornou-se socialmente reconhecido. Em Setembro de 1989 – abriu o seu comércio e nele atua ate hoje – radicado as margens da MT – 130 na Vila Irantinópólis, abundantemente freqüentado pela sociedade.
                               João Joaquim jamais deixou de tecer agradecimentos ao Sr. Osvaldo Vieira, responsável direto pela sua transferência para Poxoréu e maior colaborador da sua experiência comercial e, principalmente, na formação do seu caráter ilibado que, continuando os ensinamentos da sua família, ajudou-o a se transformar na grande liderança que hoje é.
                João Joaquim de Oliveira casou-se em ___ de ___ 1979 – com Ediná Duque Ferreira de Oliveira, cujo enlace gerou-lhe dois filhos: Antônio Joaquim de Oliveira, estudante de ensino Médio e Gesse P. Ferreira de Oliveira, recém formado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. 
                Sua vida política inicia em 1992 quando se candidata a Vereador pelo Partido Liberal tendo alcançado apenas 138 votos. Era ainda um líder pouco conhecido. No pleito seguinte ainda amargou mais uma derrota, embora, as urnas já se apresentaram mais generosas, vez que alcançou 253 votos, dando um imenso salto de qualidade em relação a 1992. Em 2000 elege-se pela primeira vez com a maior votação da sua carreira: 395 votos, obtidos e filiados ao PFL. Em 2004 reelege-se com 340 votos, agora pelo PR e finalmente, em 2008, novamente se reelege com 368 votos, também pelo PR – Partido da República.
                               João Joaquim de Oliveira possui na sua trajetória política uma das qualidades mais importantes de um político: a lealdade e a fidelidade ao grupo ou pessoas com quem trava suas relações políticas e sociais. Assim, sua vida pública está marcada pela companhia inequívoca do Deputado Jota Barreto e do Deputado Federal Wellington Fagundes não tendo em sua caminhada outros políticos que o tem há defendido tanto.
                               O vereador “JJ”, como se tornou conhecido, é uma liderança atuante em todos os setores da vida em sociedade, principalmente na área Social, cuja atenção concentra seus esforços em favor dos menos favorecidos, carentes e necessitados; na área de Esporte, participando de torneios, campeonatos, promovendo  agremiação saudável de equipes e apoiando melhorias estruturais nos campos de futebol dos bairros voltados para o fomento do esporte comunitário; Também, sua vida política está marcada pelo apoio a  Infra-estrutura urbana no que a pavimentação asfáltica de bairros, ruas e avenidas e a ampliação da rede de energia elétrica, propiciando segurança e qualidade de vida aos moradores e, não sem razão, na qualidade de pequeno pecuarista tem suas atenções voltadas para o campo no concerne ao Desenvolvimento Rural de forma sustentável zelando pelo meio ambiente, pela qualidade de vida da fauna e da flora, inclusive como exemplo a ser seguido, já que o cuidado com o meio ambiente inspira a melhoria de vida no planeta.
                               É um homem temente a Deus e freqüentador assíduo da igreja Católica marcando presença nas missas, batizados e festas religiosas, inclusive, parceiro de muitos grupo evangélicos na disseminação da palavra de Deus, cujo propósito, acredita, ser indicativa da melhoria da estrutura familiar e na preparação dos jovens e adolescentes para enfrentamento dos desafios da vida, de modo que, uma vida com Deus, sempre fortalece o homem.
                               O vereador JJ, no seu terceiro mandato, cumpre sua missão de liderança com ética, responsabilidade social e respeito ao cidadão sendo um dos mais experientes edis a serviço da municipalidade e gozando da respeitabilidade do povo Poxoreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário